domingo, 21 de abril de 2013

Quinta etapa da Zona Centro do circuito K-Open Smash Tour



Mais de duas dezenas de crianças nos Campos de ténis da ATCB

A Associação de Ténis de Castelo Branco acolheu a quinta etapa da Zona Centro do circuito K-Open Smash Tour, no sábado passado, com a presença de 23 atletas oriundos dos seguintes Clubes: Internacional de Ténis de Leiria, Clube de Ténis de Santarém, Ace Team (Lisboa), Albi Sport Clube, Clube de Ténis de Idanha-a-Nova e Clube de Campo da Covilhã. Estes atletas estavam distribuídos pelos escalões vermelho (até 6 anos), Laranja (7 e 8 anos) e Verde (9 e 10 anos).

O escalão Vermelho composto por 4 atletas muito jovens mas com muita vontade de querer jogar e de aprender mais. Os jovens atletas jogaram todos contra todos saindo vencedor do grupo David Carreira do Clube de Ténis de Santarém.

No escalão Laranja que foi composto por dois grupos mistos, Guilherme Coelho (Albi Sport Clube) ganhou todos os encontros, quer da primeira fase de grupos quer da fase final também disputada num sistema de grupos. Os jogadores deste grupo demonstraram uma boa evolução relativamente ao seu nível de jogo, ao longo do torneio especialmente os dois primeiros Guilherme Coelho e o Ricardo Pereira (Clube Internacional de Ténis de Leiria) que também todos os seus encontros perdendo unicamente com o Guilherme num jogo muito equilibrado e muito bem disputado como demonstra o resultado de 11-9;5-7;6-8.

Quanto ao escalão Verde, em masculinos, este foi disputado numa primeira etapa em fase de grupos, em "round robin". Nesta fase visualizaram-se alguns encontros com um nível tenístico apreciável.

Na fase seguinte, de eliminação, jogaram os dois primeiros de cada grupo da fase anterior. Francisco Mendes (Ace Team) venceu todos os encontros rumo à final, derrotando no derradeiro embate Pedro Vaz (CT Santarém), com os parciais de 5-3 e 5-3. De referir o trajeto irrepreensível do Francisco ao vencer todos os seus encontros.

Quanto ao escalão Verde, em femininos, foi disputado numa única fase de grupos, em "round robin". Nesta fase observaram-se alguns encontros renhidos e já com algum nível, técnico e tático. Neste escalão saiu vencedora Inês Vieira do Clube Internacional de Ténis de Leiria.

Na variante de pares, apresentaram seis duplas oriundas do grupo verde e laranja saindo vendedora a dupla formada por Francisco Mendes (Ace Team)/Pedro Vaz (CT de Santarém) que defrontaram na final Ricardo Pereira/Gustavo Moreira do (CITL) ao venceram por 4-1.

O patrocinador do Smashtour, a SPORTZONE, distribuiu vários prémios K-Open, desde vouchers aos finalistas, grips, punhos. Os quatro primeiros lugares de cada escalão receberam também troféus e um diploma.

Como habitualmente, estas provas contam com a presença de um coordenador da equipa do Programa Nacional de Deteção de Talentos (PNDT) da Federação Portuguesa de Ténis da Zona Centro, com a função de apoiar e supervisionar as etapas assim com observar os atletas em ambiente competitivo, de forma a acompanhar de perto potenciais jogadores para as nossas seleções nacionais.

Esta etapa para além da componente competitiva teve também uma parte social pois os atletas arrastarem os pais e avós conferindo assim a esta prova um dia de convívio (festa) entre todos, havendo tempo para conversas, brincadeiras, piquenique e o clássico cafezinho depois da refeição…

Resultados da etapa na Associação de Ténis de Castelo Branco:

Escalão Vermelho – Singulares: 1º David Carreira (CT Santarém), 2º Matilde Nunes (CIT de Leiria), 3º Pedro Rolo (CTIdanha-a-aNova) e 4º Pedro Proença (CTIdanha-a-aNova).

Escalão Laranja - Singulares: 1.º Guilherme Coelho (Albi SC), 2.º Ricardo Pereira (CIT de Leiria), 3.º Eduardo Pego (Albi SC) e 4.º David Machado (CTIdanha-a-aNova).

Escalão Verde Masculinos - Singulares: 1.º Francisco Mendes (Ace Team), 2.º Pedro Vaz (CT Santarém), 3.º Gustavo Moreira (CITLeiria), 4.º Keir Gonçalves (Albi SC).

Escalão Verde Femininos - Singulares: 1.º Inês Vieira (CITLeiria), 2.º Eva Vieira (CITLeiria) 3.º Ana Varão (CT Idanha-a-aNova), 4.º Maria Parente (CT Idanha-a-Nova).

Sem comentários: